Fundação Paulo Jackson

Entidade responsável pela gestão da TV ALBA e da Rádio ALBA, a Fundação Paulo Jackson é uma justa homenagem ao político, engenheiro civil e sindicalista, que foi Deputado Estadual por três mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia.

Natural de Caetité, sertão da Bahia, Paulo Jackson Vilasboas consolidou o seu nome na luta em defesa dos menos favorecidos e teve sua trajetória marcada pela coerência política e pela salvaguarda de causas importantes, como água e saneamento para toda a população baiana. Foi também um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Sempre respeitado por aliados e adversários políticos, Paulo Jackson faleceu em 19 de maio de 2000, aos 47 anos, vítima de acidente de ônibus em Morro do Chapéu (BA), quando cumpria agenda do seu mandato. Além de emprestar o seu nome à fundação de direito público, o espaço destinado às galerias da ALBA foi batizado em homenagem ao deputado.


TV ALBA – A TV DO POVO DA BAHIA

A TV ALBA nasceu em 1º de fevereiro de 2007. Foi criada para valorizar e fortalecer o Poder Legislativo com a transmissão de suas atividades, bem como atender à sociedade e o serviço público, com o desenvolvimento, promoção e apoio a educação, cultura e cidadania.

Em 16 de dezembro de 2014, a TV ALBA estreou em canal aberto digital, inicialmente no canal 61.2 e, em 2020, passou para o canal 12.2, ficando ainda mais próxima dos telespectadores de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em 2022, a TV do Povo da Bahia completou 15 anos de vida, sempre pautada pela ética, transparência, responsabilidade social, democracia e inovação. Cada vez mais pop, a emissora legislativa da ALBA tem ofertado ao seu público uma notícia interessante a cada 15 minutos, além de uma grade de programação diversa como o povo baiano.

Indo além dos destaques políticos do Estado, quem sintoniza na TV ALBA encontra cultura, música, arte, educação, saúde, economia, trabalho, carreira, segurança, direitos humanos e todos os temas contemporâneos que pautam e norteiam a sociedade baiana e brasileira.

Os telespectadores contam com dois telejornais diários: o ALBA NOTÍCIAS, transmitido ao vivo, no horário da tarde, e o ALBA AGORA, transmitido à noite. Além disso, a TV ALBA conta com 25 programas e interprogramas, como o Direito da Redação e o TV ALBA Informa.

Nosso carro-chefe da programação, o Alba Notícias, é exibido também na grade da TV UESB, nossa parceira, alcançando o público de Vitória da Conquista e municípios da Região Sudoeste. Foi o primeiro passo no caminho da interiorização da TV Alba, que até então atingia somente a audiência em Salvador e Região Metropolitana.

Cada vez mais tech, a TV ALBA passou a operar via satélite, o que tornou possível que nosso sinal chegasse a mais baianos no interior do Estado. Barreiras, no oeste da Bahia, foi a primeira cidade a receber o nosso canal aberto digital 40.2. Logo em seguida, alcançamos mais municípios por meio dos canais 9.2 e 10.2. Atualmente, são 123 cidades baianas com o sinal aberto da TV ALBA, incluindo Salvador e RMS.

Além disso, todos os conteúdos da TV ALBA podem ser vistos e revistos no canal do YouTube da emissora, de qualquer lugar do mundo.

A TV Alba segue junto aos demais canais públicos e comerciais, concretizando a interiorização da audiência da TV pelo canal aberto digital e dando vida ao seu propósito: estar cada vez mais perto de você e do povo baiano.

📡 Salvador e Região Metropolitana de Salvador: canal aberto 12.2/ 16 NET

📡 Barreiras: canal aberto 40.2

📡 Interior da Bahia: canal aberto 9.2/ 10.2

🎯 MISSÃO

Criar, produzir e distribuir conteúdos de qualidade que informem, divirtam, contribuam para a educação, democracia e cidadania, cooperando para que indivíduos, Poder Legislativo e comunidades possam construir uma sociedade melhor.

👁️ VISÃO

Queremos ser uma organização onde o Poder Legislativo e o povo baiano se aproximem, se conheçam e se conectem. E que encontrem, juntos, informação, credibilidade, educação e cidadania, caminhos essenciais para uma sociedade que busca o melhor de todos e de cada um.

💙 VALORES

Qualidade, inovação, atitude otimista, respeito, baianidade e paixão por comunicação.

Diretoria

TV Alba

Michele Gramacho

Diretora-geral

TV Alba

Almir Pereira

Diretor Administrativo Financeiro

TV Alba

Bruno Leal

Diretor de Programação

Menu padrão do site